O projeto foi desenvolvido pela House Cultura com o objetivo de gerar conexões das pessoas com a arte contemporânea a partir da utilização de lugares públicos e de fácil acesso: as praias. Além de despertar as pessoas para o cuidado com o meio ambiente.
O projeto ArtePraia possui a intencionalidade de provocar, nas situações cotidianas da população – como o ir à praia – interferências ao repertório habitual, facilitando o questionamento da paisagem e evidenciando possibilidades de outras atmosferas de percepção, desestabilizando certezas pré concebidas.
O ArtePraia já realizou 4 edições e se prepara para a quinta, que acontecerá em setembro deste ano. Como o projeto é aberto para todo o Brasil, as edições são sempre plurais.
O desafio
Adotar estratégias inesperadas para a apreciação de arte efêmera utilizando locais não legitimados. A aposta é que nas praias as pessoas possam provocar, nelas mesmas, situações mais reflexivas do que as que vivenciam em lugares como uma sala de exposição ou um museu. O ArtePraia possui a intencionalidade de provocar, nas situações cotidianas – como o ir à praia – interferências ao repertório habitual, facilitando o questionamento da paisagem e evidenciando possibilidades de outras percepções.
Processo criativo
ações realizadas & Resultados
As intervenções acontecem nas praias escolhidas, onde os artistas utilizam toda a sua criatividade para despertar a curiosidade dos frequentadores, muitas vezes, com participação direta do público.
Ao serem surpreendidos com a arte de forma inesperada, muitas vezes o público também reinventa a sua forma de enxergar a paisagem que, muitas vezes, ele já frequenta, despertando outras interpretações.
Um dos focos é chamar atenção para o cuidado com o meio ambiente. Os artistas utilizam de materiais biodegradáveis ou recicláveis e não interferem na cronobiologia de espécies vegetais e animais.
Impacto positivo
- Aproximadamente 60 mil pessoas foram atingidas diretamente;
- Democratização das artes visuais permitindo aos diversos públicos uma reflexão sobre arte pública e arte contemporânea num conceito permeado de colaboração, pertencimento e empatia;
- Produção de conteúdos próprios – vídeos, catálogo e site – sobre as intervenções e seus processos criativos;
- 355 trabalhos e artistas ou coletivos já inscritos em todas as edições.