Sem dúvida, um dos cases que nos traz muito orgulho. Literalmente foi uma construção tijolo por tijolo. A história da House Cultura está intimamente ligada à Casa da Ribeira na construção de uma experiência com propósito.
Em nós, sempre esteve presente a semente da preocupação de democratização da cultura e da educação. Nesse sentido, nos inquietava a ausência de espaços independentes para a produção artística na capital potiguar.
“Na rua da casa” começou quando Natal estava prestes a completar 400 anos, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare seguiu com esse incômodo e o transformou em ação. E então veio a ideia: por que não unir arte e preservação do patrimônio para presentear a cidade reconstruindo a Casa que estava em ruínas lá na rua Frei Miguelinho, nº 52, no Bairro Ribeira, em Natal (RN)?
O projeto era ousado, mas foi usada a estratégia certa para que se tornasse realidade: o service design, um dos principais produtos oferecidos hoje pela House Cultura e um dos mecanismos mais eficientes no desenho de estratégias que pudessem captar recursos.
Foi traçada uma estratégia assertiva para envolver toda uma cidade em torno daquela ideia, captando empatia e engajamento que levou à realização do objetivo final: a construção da Casa da Ribeira e a transformação daquele espaço em um equipamento cultural relevante para o Brasil.
O desafio
Era preciso criar estratégias para conseguir recursos para construir a Casa da Ribeira – um equipamento cultural que seria um verdadeiro presente para a sociedade. Além disso, era necessário conseguir a doação da casa e captar as Leis de Incentivo, uma vez que o orçamento previsto era de cerca de R$819 mil. Para alcançar este objetivo foi criado o evento “Na Rua da Casa” como uma estratégia de comunicação e visibilidade da marca para que a mídia, empresários e a população abraçassem o projeto.
Processo criativo
ações realizadas & Resultados
Foi criado o “Na Rua da Casa”, planejado para acontecer mensalmente, sendo todo terceiro domingo, de forma gratuita, oferecendo uma programação composta de música, teatro, exposições, dança e circo.
Após esse primeiro evento os ecos eram visíveis e se percebia a repercussão positiva. A mídia local apoiou e mais parcerias foram sendo feitas e grupos empresariais passaram a olhar para o projeto.
O objetivo foi alcançado e, por meio do evento “Na Rua da Casa”, foram adquiridos os recursos financeiros e apoios necessários para que a Casa da Ribeira se tornasse, enfim, realidade.
Portas Abertas
A Casa da Ribeira abriu suas portas e seu destino estava selado: seria um patrimônio de todos.
- R$ 1,2 milhões captados em 1999;
- Mais de 2.650 espetáculos;
- Mais de 235 mil espectadores,
- Mais de 30 projetos;
- 36 exposições de artes;
- 20 editais/abertos de ocupação do Espaço
- 06 prêmios nacionais e locais.