“DôMóValô” é um projeto da House Cultura que nasceu para publicizar os saberes das culturas populares com estratégias de comunicação integrada levando o conteúdo para a TV no horário nobre. “DôMóValô” quer dizer aquilo que se tem apreço, se aprova e que enobrece. E até quem não é da região entendeu o que há de intrínseco na riqueza dessa proposta e “deu maior valor”.
O trabalho dá voz a artes que não são tão conhecidas fora da região Nordeste, como: bordados, rabecas, literatura de cordel, boi de reis e muitos outros. Uma cultura única permeada de nuances, riquíssima e passada por muitas gerações. O nosso objetivo era sair do Nordeste e ganhar o Brasil. Como um grande hub, os vídeos produzidos pela House chegaram a vários lares, difundindo a cultura nordestina.
Com um apurado trabalho de pesquisa para formatar o design service desse projeto, conseguimos desenhar um trabalho mais econômico, simples e inteligente. O “DôMóValô” conseguiu, com a produção de 10 vídeos, um impacto estimado em 700 mil telespectadores na TV aberta e 82 mil visualizações no canal do Youtube. Os temas foram “Bordado do Seridó”, “Rendeiras da Vila de Ponta Negra”, “Congo das Caçarolas”, “Rabeca e Rabequeiros”, “Araruna”, “Boi de Reis”, “João Redondo”, “Ginga com Tapioca”, “Literatura de Cordel” e Newton Navarro”.

O desafio
Hoje, as webséries são muito comuns, mas o ano do projeto era 2008, quando a internet já despontava como referência, mas era da TV a grande força com público. O projeto foi inovador, uma vez que transmitiu o conteúdo em formato multimídia, quando esse tipo de recurso no Brasil ainda era algo incipiente – tv, site e canal no youtube. DôMóValô foi pioneiro na criação e promoção de conteúdos em língua portuguesa desenhados para valorizar o que de mais autêntico nos define: o nosso Patrimônio Vivo.
Processo criativo
ações realizadas & Resultados
A House Cultura acredita que a cocriação gera crescimento mútuo. Junto com a produtora Pixel a Gogo, foi possível produzir o DôMóVaLô que foi pioneira na criação e na promoção deste tipo de conteúdo.
As webséries foram desenhadas para valorizar o que há de mais autêntico nas manifestações culturais de um povo: o seu Patrimônio Vivo. O enredo foi criado levando em consideração a pluralidade.
“Bordado do Seridó”, “Rendeiras da Vila de Ponta Negra”, “Congo das Caçarolas”, “Rabeca e Rabequeiros”, “Araruna”, “Boi de Reis”, “João Redondo”, “Ginga com Tapioca”, “Literatura de Cordel” e Newton Navarro”
Grande Impacto
- A produção gerou um impacto estimado em 700 mil telespectadores ao ocupar espaços nobres da programação da Rede Globo.
- O projeto foi uma valorização histórica e cultural, em especial para a geração Z (nascidos 1995 a 2010) que cresceu em um mundo hiperconectado, não tendo alcançado muitas outras culturas. Então, a multiplataforma permitiu que várias gerações tivessem acesso ao conteúdo.