Porto de Ama

Cada dia mais existe o consenso de que as empresas precisam olhar para o entorno e construir não apenas relações comerciais, mas de afeto. Uma das grandes expertises da House Cultura é customizar projetos e ações que têm como objetivo ampliar o diálogo com a comunidade, proporcionando engajamento dentro das diretrizes e parâmetros ESG.

Um desses cases é o Porto de Ama, centro cultural inaugurado em 2003, na cidade de Macau/RN, que trata-se de um movimento cultural que visa a valorização de crianças, jovens e adultos por meio da arte, possibilitando que mais pessoas tenham acesso aos bens culturais.

O Porto de Ama é um projeto cocriado com a Petrobras que traz em sua essência o Service Design uma vez que para a criação do espaço foi estudado e avaliado todas as potencialidades naturais do lugar, criando uma relação de proximidade com a comunidade situada na área de abrangência do empreendimento.

Image

O desafio

Diálogo com a comunidade

Macau é uma cidade relativamente pequena, com pouco mais de 30 mil habitantes que – como retrato do cenário nacional –  esconde riquezas e abismos sociais. O desafio era mapear as necessidades e encontrar mecanismos que dialogassem com a comunidade em um projeto que fosse acolhido pela população. No estudo, foi detectado que a lacuna era área cultural,  não havia equipamentos como centros culturais e, diante disso, construímos um teatro de xx lugares, salas de ensaio e lojas voltadas pela arte.

Processo criativo

1
O Diálogo - O processo começa dialogando para saber as necessidades do local
2
O chamamento - Recrutar alunos e professores e fazê-los protagonistas do projeto
3
Despertar talentos - Despertar talentos na dança, música e outras manifestações culturais

ações realizadas & Resultados

1

Nossa metodologia foi buscar entendimento das necessidades da comunidade, observando, ouvindo e criando uma relação de empatia com as pessoas, o que permitiu uma (re)conexão com as histórias da cidade.

2

Porto de Ama além de abrigar um centro cultural com teatro, salas de oficinas, corredor de exposições e lojinha, tornou-se um projeto para o desenvolvimento de produtos artesanais da região.

3

Foi fomentada uma economia criativa, uma vez que gerou ocupação e renda para toda a equipe que compõe o projeto cultural, deixando um grande legado na formação pessoal de cada indivíduo da cidade.

Legado Cultural

  • Construção de um Centro Cultural cocriado. O equipamento é completo, com autonomia dos artesãos que puderam incrementar seus produtos de forma criativa e sustentável;
  • Criação de oportunidades de negócio em colaboração com uma empresa que busca medidas responsáveis em prol do desenvolvimento local e de futuros desejáveis.

Fale com a gente