Roda Teatro – Muito Barulho por Quase Nada

Roda Teatro é um projeto da House Cultura que apostou na democratização do acesso ao teatro por meio da circulação do espetáculo “Muito Barulho por Quase Nada”, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, em cidades do interior do Rio Grande do Norte, privilegiando municípios onde não havia equipamentos culturais formais. Essa é uma das nossas essências: engajar por meio do prazer e da inspiração.

As apresentações aconteceram em duas temporadas – 2006 e 2007, com o patrocínio da COSERN (Companhia Energética do Rio Grande do Norte) e a chancela da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O trabalho produziu números superlativos: a circulação passou por 19 municípios e alcançou algo em torno de 7.418 mil pessoas – muitas que experienciaram pela primeira vez um espetáculo teatral.

Image

O desafio

Democratizar a cultura

Criar rotas não habituais para a circulação de espetáculo teatral proporcionando uma experiência positiva para todos os envolvidos. A partir daí, assume-se como estratégia a descentralização do acesso à arte, que muitas vezes está restrito às capitais e grandes centros urbanos. Além disso, um dos objetivos do projeto é envolver a população por meio de novas vivências, proporcionando a troca de experiências a partir da ampliação do universo de conhecimentos e da arte.

Processo criativo

1
Locais escolhidos: Mapear os municípios por onde seria interessante a peça circular.
2
Comunicação: Usar estratégias de comunicação que gerassem adesão das pessoas.
3
Envolvimento: Criar mecanismos para que a população se envolvesse com o projeto.

ações realizadas & Resultados

1

Montagem e apresentação do espetáculo “Muito Barulho por Quase Nada”  pelo Grupo de Teatro os  Clowns de Shakespeare, adaptação da obra “quase” homônima de William Shakespeare.

2

O projeto tornou a experiência ainda mais rica oferecendo para a população mecanismos como as oficinas de teatro e de produção cultural, com a conexão das pessoas, proporcionando novas vivências.

3

Foi feita uma grande mobilização usando recursos próprios de cada município, articulações em rádios comunitárias, sinalizações simples, contato com as escolas e outras ações de publicização.

Alcance

  • Circulação do espetáculo em 19 municípios e um público de mais de 7.418 mil pessoas;
  • Envolvimento de mais de 40 profissionais no fomento da economia criativa;
  • Contribuição para a formação de habilidades profissionais para produtores em todas as cidades. O objetivo da House Cultura era fazer com que as pessoas se sentissem incluídas, gerando um sentimento de pertencimento.

Fale com a gente